HOME Notícias
Paróquia São José - Canindé promove Painel sobre suicídio e cobertura jornalística

Evento conta com apoio da ACERT

Jornalista Daniela Nogueira será a painelista. Foto: arquivo pessoal.

 

Um dos grandes dilemas na vida profissional de um operador da comunicação é como fazer cobertura jornalística sobre suicídio, da forma mais  correta, preventiva e ética. Para iluminar a questão, a Paróquia São José - Canindé  realiza nesta terça-feira, dia  29 de setembro, às 19h, o 1º Painel São José, via Google meet, com o tema, “suicídio: prevenção e cobertura jornalística”, com a jornalista Daniela Nogueira. O evento conta com o apoio da Região Episcopal Sertão São Francisco, Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) e da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza (Pascom) . 

 

Infelizmente, o país apresenta números alarmantes desses casos que  não estão restritos aos grandes centros urbanos. É fenômeno também nas cidades do interior, entre várias faixas-etárias. “Muito nos preocupa esse quadro, por isso, queremos de alguma forma contribuir com a reflexão, mas esta precisa ser feita de modo responsável e sempre em caráter preventivo. Essa, então, é a proposta do 1° Painel São José”, explica Padre Roberto Reinaldo, pároco da Paróquia São José - Canindé.

Paróquia traz importante tema para reflexão durante o Setembro Amarelo. Foto: divulgação.

 

Aos profissionais da comunicação cabe a responsabilidade de estarem  atentos sobre como tratar o assunto  de forma consciente, informativa e prudente. “Sabemos que a cobertura de suicídio é delicada, mas necessária. O assunto é incômodo, porque ainda é tabu em muitas comunidades, enquanto alguns veículos tratam o tema com espetacularização. Além disso, silenciar sobre a questão não resolve. Precisamos debater para prevenir, discutir saúde mental, aprofundar questões e levar ao público o que o público precisa saber”, pontua Daniela Nogueira. 

 

Para a painelista, o momento é oportuno para se promover diálogos em que se discutam o suicídio como saúde pública, e não como um caso de polícia. “É nosso papel como profissionais da Comunicação agirmos para uma cobertura mais responsável. Devemos orientar o público, apresentar serviços de orientação psicológica, de acolhida e repensar a conduta jornalística, atendendo aos procedimentos adequados da cobertura. Nosso intuito deve ser sempre proteger os vulneráveis”, defende. 

 

 

 

SERVIÇO

1º Painel São José

Suicídio: prevenção e cobertura jornalística

Data: terça-feira, dia 29 de setembro de 2020

Horário: 19h

Inscrição: gratuita, pelo site: https://www.eventbrite.com.br/e/1o-painel-sao-jose-tickets-122235019233 

 

PUBLICIDADE