HOME Notícias
8 maneiras de manter seu cérebro saudável

Tabagismo, diabetes e pressão alta podem afetar seu cérebro. Aqui estão coisas que podem ajudar.

A condição de seus vasos sanguíneos pode determinar muito sobre a saúde do seu cérebro, de acordo com novas pesquisas.

Pesquisadores de Universidades fizeram um novo estudo e descobriram que vários fatores, incluindo tabagismo, pressão alta e diabetes podem prejudicar seu cérebro.

Com o tempo, esses fatores podem levar a danos cerebrais e aumentar o risco de desenvolver doença de Alzheimer ou outras formas de demência.

Este novo estudo, analisou as ressonâncias magnéticas do cérebro de 9.772 pessoas entre 44 e 79 anos.

Eles descobriram que o tabagismo, a pressão alta e o diabetes foram os três fatores de risco vascular com as ligações mais consistentes com a atrofia cerebral e perda de massa cerebral cinza e branca.

Todos os fatores de risco, exceto colesterol alto, estão ligados a algum grau de declínio na saúde cerebral.

cérebro saudavel

Riscos vasculares aumentam riscos à saúde cerebral

Os pesquisadores foram capazes de usar os exames cerebrais para quantificar exatamente quanta matéria cerebral é perdida quando esses fatores de risco vascular estão presentes.

As pessoas com maior risco vascular tinham cerca de 18 mililitros (ml), ou quase 3%, menos volume de matéria cinzenta em comparação com pessoas sem os fatores de risco. Como aumentar a disposição física e mental

Matéria cinzenta é tecido cerebral na superfície do cérebro em que a maioria dos neurônios estão localizados. 

Neurônios enviam mensagens através do seu cérebro para o seu corpo. 

Se eles estão enfraquecidos, suas reações e seu processamento diminuem.

Além disso, esses exames mostraram que indivíduos em risco vascular tiveram uma vez e meia mais danos à matéria branca em comparação com pessoas sem esse risco.

A matéria branca é mais profunda no cérebro do que a matéria cinzenta. 

Ela naturalmente diminui com a idade, mas pesquisas anteriores mostraram que a perda de matéria branca está ligada a processos de pensamento mais lentos e ao funcionamento executivo prejudicado. 

Fatores de risco vascular podem acelerar essa perda.

O estudo também descobriu que o dano ao cérebro não foi distribuído uniformemente pelo cérebro. 

Pelo contrário, áreas específicas foram mais frequentemente afetadas pela atrofia, e essas áreas têm consequências importantes para a saúde cognitiva.

Quaisquer benefícios protetores percebidos de uma idade mais jovem são anulados quando esses fatores de risco vascular estão presentes.

Não importa em que idade estejamos, nosso comportamento afeta a saúde de nossos corpos e cérebros.

Isso significa que os adultos mais jovens devem estar cientes da importância de não adotar hábitos não saudáveis, como tabagismo, inatividade física, não comer ou comer sem parar. 

Mesmo em adultos mais jovens, hábitos insalubres podem afetar a integridade estrutural do cérebro e suas conexões.

Embora este estudo não tenha ligado às mudanças no tamanho do cérebro e na massa cerebral às mudanças na capacidade de pensamento (estudos futuros desse grupo podem responder a essa pergunta) ele aponta para a importância de prevenir fatores de risco vascular com mudanças de estilo de vida e abordagens médicas tradicionais quando necessário.

1.Mudanças no estilo de vida protegem o coração e o cérebro

"Nunca é tarde demais para melhorar sua saúde cerebral", disse Lainey Younkin, MS, RD, LDN, nutricionista registrada e fundadora da Lainey Younkin Nutrition, à Healthline. Essas dicas podem ajudar a melhorar sua saúde física, sua saúde cerebral e suas habilidades cognitivas.

2.Mova-se mais

Se proponha a fazer pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana. Se você não se exercita regularmente, não se preocupe.

Um estudo descobriu que idosos sedentários que caminhavam regularmente por um ano apresentaram melhorias significativas no desempenho da memória que também estavam ligadas ao crescimento das áreas de memória no cérebro.

Ou seja, uma simples caminhada matinal pode ajudar a manter sua saúde cerebral.

3.Músculo de construção

O exercício aeróbico combinado com o treinamento de força, pelo menos duas vezes por semana, tem sido mostrado para melhorar a saúde do coração, segundo estudos. 

Agora sabemos que essas atividades também podem melhorar a saúde cerebral.

cérebro

4.Coma uma dieta saudável para o coração

Além de comer alimentos que fortalecem o cérebro, como mirtilos, nozes e peixes gordurosos.

Você deve comer menos refeições congeladas, frios e queijo, que estão entre as fontes de sódio mais altas e podem aumentar a pressão arterial.

Existem diretrizes claras sobre como abordar cada refeição.

Como fazer metade do seu prato de legumes sem amido e um quarto do seu prato de grãos integrais.

O aumento da fibra e a diminuição dos carboidratos 'vazios' ajudarão você a manter um peso saudável e manter seu açúcar no sangue estável.

5.Seja mais atencioso

Ansiedade e estresse afetam sua saúde mental, mas também podem afetar sua saúde física e a do seu cérebro. 

Meditação regular ou prática de atenção plena podem ajudar a reduzir o risco de deterioração da saúde vascular.

Nootrópicos também pode ser um aliado quando se trata de saúde cerebral. 

Esses suplementos naturais além de melhorar o desempenho cerebral também contribuem para seu pleno funcionamento, prevenindo até doenças como Alzheimer.

6.Tenha um sono de qualidade

O sono ruim ou insuficiente tem sido associado à deterioração da saúde e fatores de risco vascular, incluindo pressão alta e ganho de peso.

Seu cérebro precisa dessas horas "livres" para limpar neurônios e sinapses e fazer memórias.  Remedio para inteligência

Se você não dormir bem, sua saúde cerebral e sua saúde física serão significativamente afetadas.

7.Use seu cérebro

Ao se manter cognitivamente ativo com atividades sociais, como frequentar um clube do livro ou ter aulas de culinária, pode-se retardar ou desacelerar o desenvolvimento da perda de memória e a depressão associada ao envelhecimento.

8. Cuidado com a pressão arterial.

Verifique sua pressão arterial regularmente, ou pelo menos a cada seis meses. Cuidado com sinais de uma ascensão insidiosa.

As novas diretrizes para a pressão alta não ajuda a reconhecer pessoas em uma idade mais jovem que estão em risco de pressão alta ao longo da vida.

A pedra inferior acima

Pesquisas que ligam a má saúde física à deterioração da saúde cerebral estão em ascensão. 

Fatores de risco vascular podem afetar a saúde cerebral, o que pode retardar o pensamento e até levar a mudanças semelhantes à doença de Alzheimer e demência.

No entanto, muitos desses fatores de risco vascular são evitáveis.

Um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a evitar fatores de risco como pressão alta, diabetes e obesidade.

Se você já tem um ou mais desses fatores de risco, você pode ser capaz de fazer mudanças no estilo de vida que podem reverter as condições e ajudar a melhorar a saúde do seu cérebro.

 

PUBLICIDADE