HOME Notícias
Novo decreto desobriga uso de máscaras em locais abertos no Ceará

Camilo já havia adiantado durante a semana que o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus estava discutindo sobre o assunto

Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira, 21, não será mais obrigatório usar máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais abertos no Ceará. A medida foi divulgada em novo decreto anunciado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), na última sexta-feira, 18, em live. Também participaram da transmissão o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha.

Camilo já havia adiantado durante a semana que o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus estava discutindo sobre o assunto e que a flexibilização poderia ocorrer ainda essa semana. A decisão foi tomada a partir de avaliação dos números da Covid. Entretanto, o uso de máscaras segue obrigatório em locais fechados e transportes públicos. 

Apesar da liberação, o governador recomendou a continuação do uso, principalmente por pessoas com comorbidades e doenças no sistema imunológico. 

Outros estados já haviam iniciado a flexibilização. São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina já retiraram a obrigatoriedade da máscara. 

No decreto anterior, o documento havia retirado as restrições de eventos, mas determinou a exigência do passaporte sanitário com as já três doses do imunizante para a entrada de locais como bares e restaurantes a partir das próxima segunda-feira, 21.

"Temos 82,2% da população com esquema completo de duas doses, 91,1% já têm a primeira dose e nosso grande esforço agora é a dose de reforço, que apenas quase 50% tomou a dose. Lembro a importância da terceira dose, principalmente nos idosos, mas todos são importante de tomar para garantir a imunidade", destacou o governador.

 

PUBLICIDADE