HOME Notícias
TJCE nomeia cinco mulheres para cargo de desembargador em eleição histórica

Dos sete nomeados, cinco eram mulheres

Foto: Divulgação

Em eleição histórica, o pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nomeou sete pessoas para o cargo de desembargador e, dos sete eleitos, cinco foram mulheres. A nomeação ocorreu em votação aberta em sessão realizada na última quinta-feira, 17, e transmitida ao vivo no canal do TJCE no Youtube.  

Foram preenchidas três vagas pelo critério de antiguidade - que nomeia os juízes mais antigos - e quatro por merecimento. Pelo primeiro critério, foram eleitos os juízes Carlos Augusto Gomes Correia, José Evandro Nogueira Lima Filho e Maria Ilna Lima de Castro. E pelo segundo, foram nomeados as juízas Rosilene Ferreira Facundo, Jane Ruth Maia de Queiroga, Sílvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino.

“É um dia histórico para o Poder Judiciário cearense, sobretudo porque, em pleno mês de março, elegemos cinco mulheres para integrar o Tribunal de Justiça alencarino. O crescimento da participação feminina na Corte é um reflexo da competência da mulher na sociedade, e ainda mostra que podemos ocupar qualquer função”, destacou a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, em nota para a imprensa. 

Também na sessão, ocorreu um sorteio de vagas disponíveis nas Câmaras de Julgamento do Tribunal. A 1ª Câmara Criminal receberá Silvia Soares de Sá Nóbrega, enquanto a 2ª Câmara Criminal contará com Maria Ilna Lima de Castro. Por fim, as desembargadoras Rosilene Ferreira Facundo e Andréa Mendes Bezerra Delfino irão compor a 3ª Câmara Criminal.

 

PUBLICIDADE