HOME Notícias
Vacina 100% produzida no Brasil é aprovada pela Fiocruz e tem aval de AstraZeneca

Segundo nota de janeiro do Ministério da Saúde, a previsão era da produção de 20 milhões de doses por parte da Fiocruz

Foto: Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovou na última segunda-feira, 14, e liberou o primeiro lote da vacina 100% brasileira contra a Covid-19 país. O imunizante foi fabricado em parceria com a AstraZeneca e ainda será entregue ao ao Ministério da Saúde. A proposta é que a vacina seja incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI). As informações são da Agência Brasil. 

Resultado de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, o imunizante usou o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) enviado pela China.

“O primeiro lote de vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais foi liberado pelo controle de qualidade nesta segunda-feira. A Fiocruz vem alinhando junto ao Ministério da Saúde a agenda dessa entrega, segundo a demanda da pasta. Outras informações sobre a vacina nacional serão divulgadas em breve”, informou a fundação, em nota.

Segundo nota de janeiro do Ministério da Saúde, a previsão era da produção de 20 milhões de doses por parte da Fiocruz, que deveriam começar a ser usadas ainda em fevereiro. Entretanto, até a publicação desta matéria, o Ministério da Saúde ainda não tinha se pronunciado sobre a agenda da entrega dos imunizantes. 

 

PUBLICIDADE