HOME Notícias
Previsão da quadra chuvosa no Ceará tem 40% de chance de chuvas acima da média

A Funceme classifica as categorias a partir do número de milímetros de precipitação

Foto: Divulgação

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou na manhã desta quinta-feira, 20, em coletiva de imprensa virtual, a previsão da quadra chuvosa no Ceará, que inclui os meses de fevereiro a abril. Segundo a Fundação, o Estado tem 40% de chance de receber chuvas acima da média histórica. Ainda, são 40% de chance de ser dentro da normalidade e 20% de ser abaixo da média. 

A Funceme classifica as categorias a partir do número de milímetros de precipitação. Abaixo do normal significa um acumulado inferior a 433 quilômetros; dentro do normal, 433 milímetros a 587 milímetros; e acima do normal, um volume que ultrapassa 587,1  milímetros.

Para fazer a previsão, a Funceme se baseia nas análises das condições atmosféricas e oceânicas, como também o uso de tecnologias voltadas para a previsão do clima. O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destacou que o cenário é positivo para os reservatórios cearenses. Nós temos que ter um olhar para o volume acumulado dos nossos açudes. Estamos com pouco mais de 21% das nossas reservas hídricas e a gente tem que ser muito parcimonioso em relação ao uso da água”, disse.

Entretanto, o secretário destacou que as chuvas acima da média podem ainda não ser o suficiente para a recarga necessária dos reservatórios. 

Durante a apresentação, também estava presente o presidente da Fundação, Eduardo Sávio Martins, que esclareceu a influência da temperatura do Oceano Atlântico para as chuvas no Ceará. Quando as águas ficam aquecidas ao norte, os ventos ficam mais localizados nessa região, fazendo com que a brisa não traga umidade para o Estado. 

PUBLICIDADE