HOME Notícias
ANS decide que planos de saúde deverão cobrir obrigatoriamente testes rápidos de Covid-19

A nova regra passará a valer a partir da publicação da resolução do Diário Oficial da União. A previsão é que a publicação ocorra ainda nesta quinta-feira, 20

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou na noite desta quarta-feira, 19, pela inclusão dos testes rápidos para detecção da Covid-19 como cobertura obrigatória por parte dos planos de saúde. A decisão foi tomada em reunião extraordinária pela diretoria colegiada do órgão. 

A nova regra passará a valer a partir da publicação da resolução do Diário Oficial da União. A previsão é que a publicação ocorra ainda nesta quinta-feira, 20. A decisão ocorre em um momento em que o Brasil registra números recordes de casos positivos de Covid devido à variante ômicron em paralelo a uma epidemia de Influenza. 

O teste que passará a ser coberto é o teste rápido para detecção de antígeno e deve ser feito a partir de indicação médica para pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A recomendação é que o teste seja feito entre o 1º e 7º dia de sintomas. A resolução vale para qualquer plano de saúde que possua segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência.

A ANS esclarece ainda que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com a Covid-19 já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, de acordo com a segmentação de seus planos (ambulatorial, hospitalar ou referência). 

“Neste momento, compreendemos que a inclusão do teste rápido para detecção de antígeno pode ser realmente útil, tendo em vista que os testes rápidos são mais acessíveis e fornecem resultados mais rapidamente que o RT-PCR, por exemplo. Assim, o teste de antígenos pode ampliar a detecção e acelerar o isolamento, levando a uma redução da disseminação da doença e, por consequência, a uma diminuição da sobrecarga dos serviços laboratoriais. Ao mesmo tempo em que tomamos a decisão responsável de manter o acesso ao padrão ouro de diagnóstico, o RT-PCR”, destacou, em nota, Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS. 

O órgão ainda ressalta que os planos já são obrigados a cobrir o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, também de acordo com a segmentação. 

Pandemia no Brasil 

O País registrou na última quarta-feira, 19, um número recorde com 205.310 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas. Com isso, sua média móvel dos últimos 7 dias chega a 215, maior marca registrada desde o começo de dezembro. Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 449 mortes pela Covid.

PUBLICIDADE