HOME Notícias
Fortaleza inicia vacinação da dose reforço da Janssen nesta quinta-feira

A vacinação com o imunizante da marca Janssen depende do envio de lotes pelo Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Fortalezenses que tomaram a vacina de dose única da marca Janssen começaram a ser agendados a partir desta quinta-feira, 16, para poder tomar uma “segunda dose” - que necessariamente deverá ser da mesma marca. Apenas para esta quinta e sexta-feira, 16 e 17, mais e 13 mil pessoas foram agendadas. 

A vacinação com o imunizante da marca Janssen depende do envio de lotes pelo Ministério da Saúde. No total, 32.696 fortalezenses tomaram a vacina da farmacêutica, segundo o Vacinômetro da Prefeitura de Fortaleza. 

Após a segunda dose da vacina, a pessoa deverá aguardar pelo menos quatro meses para poder tomar uma vacina de outra farmacêutica, que funcionará como uma “terceira dose”.

É possível conferir a lista de agendamentos no site da Prefeitura

A Vacina da Janssen

Segundo a Anvisa, a entidade reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), reconheceu a segunda dose da Janssen como uma dose de reforço, e não propriamente uma “segunda dose”. A segunda dose, tecnicamente, é parte do esquema vacinal proposto e aprovado pela Anvisa, que inclui os imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. 

Entretanto, já há pesquisas que indicam o benefício de uma dose reforço no caso da Janssen. Em setembro, a Johnson & Johnson, fabricante do imunizante, indicou após uma pesquisa que uma nova dose pode aumentar a eficácia da vacina contra casos graves e moderados da Covid em até 94%.

Ainda, importante ressaltar que não houve nenhuma mudança na bula do imunizante. 

Mutirão da terceira dose

A Prefeitura de Fortaleza segue até o próximo domingo, 19, com o mutirão da terceira dose, que pretende imunizar pessoas que tomaram a segunda dose há pelo menos cinco meses, estando agendadas ou não, e pessoas que já perderam o agendamento anterior.

O mutirão está acontecendo principalmente no Centro de Eventos, salão e drive. 

 

PUBLICIDADE