HOME Notícias
Com variante B.1.1.529, países restringem voos vindos da África do Sul; Anvisa recomenda restrições

A Anvisa publicou uma recomendação para que o Brasil inicie medidas de restrição para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue

Foto: Divulgação

Com a nova variante B.1.1.529, identificada no país africano Botsuana, países como República Tcheca, Holanda, Itália e França anunciaram bloqueios de voos vindos da África do Sul. A preocupação é de uma nova onda da Covid-19, principalmente na Europa, onde uma quarta onda vem causando aumento no número de internados em UTIs.

Nesta sexta-feira, 26, a chefe da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, publicou em suas redes sociais que a UE deverá iniciar medidas para frear o avanço da variante. “A Comissão irá propor, em estreita coordenação com os estados membros, ativar o freio de emergência para interromper as viagens aéreas da região da África Austral devido à variante de preocupação B.1.1.529”, escreveu em sua conta no Twitter.

— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) November 26, 2021

Ainda não há resultados definitivos sobre se a variante B.1.1.529 é mais transmissível ou perigosa, mas o avanço vem causando preocupação em líderes mundiais. Sem nome, a expectativa é que a variante seja nomeada ainda nesta sexta-feira, 27, pela Organização Mundial de Saúde. 

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma recomendação para que o Brasil inicie medidas de restrição para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A Nota Técnica 203/2021 sugere também que seja checado o histórico de viagens dos últimos 14 dias por meio de análise do passaporte.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa nova variante parece ter maior transmissibilidade e provavelmente está ligada ao aumento contínuo de infecções por SARS-CoV-2 nos referidos países, cuja cobertura vacinal ainda encontra-se baixa. Uma análise mais aprofundada está em andamento para determinar o impacto epidemiológico dessa variante, conforme entrevista fornecida por pesquisadora representante da OMS, transmitida ao vivo pelos canais da OMS na internet". 

 

PUBLICIDADE