HOME Notícias
Decreto libera 100% da capacidade de igrejas e aumenta horário de restaurantes; veja mudanças

As decisões foram tomadas a partir de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, realizada nesta sexta, e foram anunciadas por meio de live

Foto: Reprodução Arquidiocese Fortaleza 

O governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira, 15, o novo decreto estadual relativo às medidas de isolamento pela pandemia da Covid-19. O novo documento avança diversos aspectos da pandemia no Estado, como capacidade e horário de funcionamento, e começa a valer na próxima segunda-feira, 18 

As decisões foram tomadas a partir de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, realizada nesta sexta, e foram anunciadas por meio de live. 

Uma das principais mudanças, e que ao contrário do documento em geral, já começa a valer a partir deste sábado, 16, é a capacidade de eventos profissionais e esportivos (como jogos de futebol), que poderá aumentar para 30%. Já a partir da próxima sexta-feira, 23, o avanço vai até 50%.

Já eventos sociais e corporativos poderão ter até 300 pessoas em ambientes fechados e 500 em ambientes abertos. Bares e restaurantes, que antes estavam limitados a funcionar até às 2 horas, poderão ficar abertos até as 3 horas. O decreto também altera a ampliação da capacidade de lojas de ruas, shoppings, cinemas e museus para 80%.

O governador indicou que o Estado já vem analisando as festas de fim de ano. Segundo o líder do executivo, foi criado um grupo de trabalho que já começará a discutir a partir desta segunda-feira. Camilo também adiantou que na próxima semana serão anunciadas medidas importantes em relação à saúde.

Os avanços são em razão das boas taxas epidemiológicas do Estado. “Hoje nós estamos vivendo o melhor cenário de dados epidemiológicos desde o começo da pandemia. Falo de positividade de casos, número de óbitos. A gente chegou nesse cenário porque a gente conseguiu avançar no cenário da vacinação”, destacou Marcos Gadelha, titular da pasta de Saúde do Ceará. 

Entretanto, o governador ainda destacou a necessidade de seguir cumprindo os protocolos, que incluem uso de máscara e distanciamento social. “A única forma que a gente tem de voltar à normalidade”. 

 

PUBLICIDADE