HOME Notícias
Com toda a Praia do Futuro na lista, Fortaleza tem 19 dos 32 pontos próprios para banho

A amostragem diz respeito ao período do dia 6 aos 12 de setembro e inclui 32 pontos da orla de Fortaleza

Foto: Divulgação

Toda a orla da Praia do Futuro, no Litoral Leste de Fortaleza, está própria para banho. Os dados são do novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado na última sexta-feira, 10, e que analisa semanalmente a qualidade das águas (balneabilidade). A amostragem diz respeito ao período do dia 6 aos 12 de setembro e inclui 32 pontos da orla de Fortaleza. 

No total, são 19 pontos próprios para banho, dentro dos quais estão inclusos o trecho da Sabiaguaba, a região do Farol, e entre a foz do riacho Maceió (na avenida Beira Mar, no  Mucuripe) e o Acquário do Ceará, pouco antes do fim da rua dos Tabajaras. Nesse trecho, a exceção é para o ponto 16, correspondente à região entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema, que não pode ser analisado por obras no local, o que impossibilita a coleta. 

Entretanto, 12 trechos, sendo oito apenas do Litoral Oeste, estão impróprios para banho. Os pontos incluem a Barra do Ceará e toda a região entre a foz do Rio Ceará e a avenida Philomeno Gomes.

A qualidade das águas pode ser definida por ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

 

PUBLICIDADE