HOME Notícias
Ceará recebe 63.180 doses da vacina da Pfizer nesta segunda

O lote será enviado pelo Ministério da Saúde e será usado para seguir com a vacinação da primeira e da segunda dose

Foto: Divulgação

O Ceará irá receber na noite desta segunda-feira, 6, 63.180 doses da vacina contra a Covid-19 da fabricante Pfizer/BioNTech. O voo, segundo o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), deverá chegar às 21h55min no Aeroporto de Fortaleza. O lote será enviado pelo Ministério da Saúde e será usado para seguir com a vacinação da primeira e da segunda dose. 

“Amanhã está prevista ainda a chegada de um novo lote, também da Pfizer, segundo o Ministério da Saúde. As vacinas serão distribuídas aos municípios por meio de nossa logística de distribuição, que conta com aviões, helicópteros e caminhões. Seguimos na luta para imunizar os cearenses o mais rápido possível”, escreveu Camilo, em suas redes sociais. 

Segundo dados do vacinômetro do Ceará, atualizados às 17 horas, o Estado já recebeu mais de 9,5 milhões vacinas contra Covid-19. Destas, já aplicou pouco menos de 8 milhões, sendo 5,4 milhões na primeira dose, 2,3 milhões na segunda e 157 mil vacinas de dose única (Janssen). 

Covid-19 no Ceará

O Ceará vem passando por uma fase leve da Covid-19, com apenas 34% das UTIs ocupadas e um paciente esperando por trasnferências para um leito de UTI - números bem diferentes dos 89% de ocupação e 253 pessoas à espera que foram registrados em maio deste ano.  

Na tarde desta segunda, 35 dos 184 municípios cearenses estavam com risco baixo da Covid-19, o classificado como “novo normal”, segundo dados do IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado. Entre as cidades nesse nível, estão Aquiraz, Eusébio, Caucaia e Itapipoca. Fortaleza estava no nivel dois, considerado nível moderado. 

Entretanto, cerca de 21 municípios ainda estavam no nível 4, considerado “altíssimo” pela Sesa. Entre os municípios altíssimos, estavam Sobral, Cascavel, Crateús e Juazeiro do Norte. 

Ilustração Sesa

Ainda, o avanço da variante Delta vem preocupandoas autoridades, motivo que a rebaertura vem acontecendo de forma lenta, com poucas liberações a cada novo decreto. Até o momento, segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já há 96 casos da variante Delta no Estado. 

O Estado já possui 24 municípios com registros da variante, sendo eles Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Poranga, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá.

 

PUBLICIDADE