HOME Notícias
Fortaleza inicia vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos nesta quinta-feira

Serão priorizados no início da vacinação jovens que estão restritos ao leito. Segundo informações do Saúde Digital, até esta quarta-feira, 25, 100 jovens haviam indicado a condição

Foto: Divulgação

Após finalizar o agendamento de pessoas até 18 anos e iniciar a repescagem para quem perdeu a primeira dose, a Prefeitura de Fortaleza inicia a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos nesta quinta-feira, 26. 

Serão priorizados no início da vacinação jovens que estão restritos ao leito. Segundo informações do Saúde Digital, até esta quarta-feira, 25, 100 jovens haviam indicado a condição. Esse público deve aguardar a chegada de equipes de vacinação, que deverão atuar entre 8h e 17 horas. Já a vacinação geral dessa faixa etária se inicia no sábado. 

Até o momento, apenas o imunizante da Pfizer obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação dessa faixa etária. O Instituto Butantan chegou a pedir autorização para uso da Coronavac em populações abaixo de 18 anos, porém a Anvisa negou o aval por falta de informações.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) havia anunciado no começo da semana que a vacinação no Ceará para este público deveria começar ainda em agosto. A instituição reforça a necessidade de que essa faixa etária crie um cadastro na plataforma Saúde Digital. São 1.049.462 jovens nesta faixa etária no Ceará, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No caso de pessoas sem acesso a internet ou com dificuldades de realizar o cadastro, é possível se dirigir a terminais de ônibus, a Centros de Referência da Assistência Social (Cras), aos Cucas José Walter e Jangurussu, ao Centro Cultural Canindezcinho ou às centrais de atendimento da AMC nos shoppings Benfica e RioMar Fortaleza. 

Repescagem da primeira dose em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza iniciou na última sexta-feira, 20, a repescagem dos adultos entre 18 e 39 anos que perderam o agendamento da primeira dose da vacina contra Covid-19. A convocação ocorre de modo decrescente de idade e os novos agendamentos serão divulgados no site da Prefeitura, junto com as listas de segunda dose.

Estima-se que cerca de 220 mil pessoas entre 18 e 39 anos foram agendadas e não compareceram à vacinação na data marcada. O número equivale a 11% do total de fortalezenses que tomaram a primeira dose contra a Covid-19. 

 

PUBLICIDADE