HOME Notícias
Ceará deve iniciar vacinação contra Covid-19 de adolescentes ainda em agosto

São 1.049.462 jovens nesta faixa etária no Ceará. Até a última sexta-feira, 20, apenas pouco mais de 386 mil pessoas haviam realizado o cadastro

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que a vacinação contra Covid-19 do público adolescente, entre 12 e 17 anos, deverá iniciar ainda em agosto. Para isso, a instituição reforça a necessidade de que essa faixa etária crie um cadastro na plataforma Saúde Digital.

São 1.049.462 jovens nesta faixa etária no Ceará, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até a última sexta-feira, 20, apenas pouco mais de 386 mil pessoas haviam realizado o cadastro. 

“Crianças e adolescentes também podem adoecer e podem fazer o vírus circular, então é um grande avanço na campanha de imunização. A gente conclui [a vacinação em pessoas a partir de 18 anos] com louvor em agosto, pelo menos nos grandes municípios, e avança para uma nova faixa etária”, destaca a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, em nota enviada para a imprensa. 

Para realizar cadastro, da mesma forma que a outra faixa etária, é necessário informar  nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato.

Até o momento, apenas o imunizante da Pfizer obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação dessa faixa etária. O Instituto Butantan chegou a pedir autorização para uso da Coronavac em populações abaixo de 18 anos, porém a Anvisa negou o aval por falta de informações.

Repescagem da primeira dose em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza iniciou na última sexta-feira, 20, a repescagem dos adultos entre 18 e 39 anos que perderam o agendamento da primeira dose da vacina contra Covid-19. A convocação ocorre de modo decrescente de idade e os novos agendamentos serão divulgados no site da Prefeitura, junto com as listas de segunda dose.

Estima-se que cerca de 220 mil pessoas entre 18 e 39 anos foram agendadas e não compareceram à vacinação. O número equivale a 11% do total de fortalezenses que tomaram a primeira dose contra a Covid-19. 

PUBLICIDADE