HOME Notícias
Ceará confirma primeiro caso da variante alfa, cepa do Reino Unido

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou o primeiro caso da variante Alfa, oriunda do Reino Unido. O paciente é um turista de 64 anos residente em Minas Gerais que já está em isolamento e apresenta sintomas leves. A positividade foi descoberta no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, instalado no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins.

A variante também era chamada de B.1.1.7 e é considerada uma “variante de preocupação”, pois podem não responder com tanta eficácia às vacinas já existentes e aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A notícia da variante é anunciada uma semana após o Estado confirmar o primeiro caso de transmissão comunitária - quando não há como rastrear a origem da transmissão - da variante Delta, cepa originária da Índia. Até esta quarta-feira, pelo menos três casos haviam sido identificados como transmissões comunitárias.

Das 43 pessoas infectadas pela Delta no Ceará, 28 são viajantes, três são transmissores comunitários e os outros 12 casos seguem sendo rastreados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). São 24 mulheres e 19 homens, residentes de 20 municípios do Ceará, além de Nova Friburgo (RJ) e São Paulo.

Os municípios que já identificaram a variante Delta são: Fortaleza; Sobral; Monsenhor Tabosa; Caucaia; Eusébio; Icó; Novas Russas; Choró; Ipaporanga; Hidrolândia; Ipueiras; Tauá; Redenção; Irauçuba; Paraipaba; Jaguaretama; Quixeramobim; Poranga; e São Gonçalo Do Amarante.

 

PUBLICIDADE