HOME Notícias
Paraná Pesquisas aponta empate entre Cid Gomes e Capitão Wagner nas eleições do Governo do Ceará

Quando o cenário não envolve Cid Gomes, o deputado Capitão Wagner é o campeão em intenções de votos

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta um empate técnico entre o senador Cid Gomes (PDT) e o deputado federal Capitão Wagner (Pros) em uma disputa pelo Governo do Ceará na eleições gerais em 2022. Na pesquisa, em uma disputa entre o senador, o deputado, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e o candidato a vereador Ailton Lopes (Psol), Cid Gomes tem 38% das intenções dos votos, enquanto Capitão Wagner possui 35,1%. 

Como a margem de erro é de 2,5% pontos percentuais para cima e para baixo, as porcentagens entre ambos os candidatos poderia se igualar, caracterizando um empate técnico. 

Neste cenário, o levantamento também indicou que 10,2% dos entrevistados votariam em Luizianne Lins, 0,7% em Ailton Lopes, 11,6% votaria nulo ou em branco, e 4,3% ou não sabe ou não respondeu.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 1º de julho, e teve o objetivo de consultar à população em relação às intenções de voto para o Executivo Estadual e Legislativo Federal. Ainda, a pesquisa pegou uma avaliação da administração Estadual. O trabalho reuniu entrevistas telefônicas com eleitores a partir de 16 anos em 84 municípios cearenses entre 25 e 29 de junho de 2021. Segundo a instituição, o índice de confiança é de 95%. 

Já caso o cenário envolvesse o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), em vez do senador Cid Gomes. Já neste cenário, o deputado Capitão Wagner tem 39,1% das intenções de voto, Roberto Cláudio possui 24,1%, Luizianne Lins tem 14,4% e Ailton Lopes termina com 1,8%. Já o número de nulos ou em branco aumentaria para 15,8% e o de pessoas que não sabiam ou não quiseram responder ficaria em 4,9%. 

O último cenário analisado é caso o candidato do PDT fosse substituído pelo deputado federal Mauro Filho. Nesta situação, o deputado Capitão Wagner teve 42,8% das intenções de voto, seguido de Luizianne Lins, 20,9%; Mauro Filho, com 8,6%; e Ailton Lopes, com 1,9%. Do restante, 20,4% votariam nulo ou em branco, e 5,4% não sabia ou não quis responder.  

Outros indicadores

Já para os votos para o Senado, o governador Camilo Santana foi o possível candidato com mais intenções de voto, com mais de 53% em ambos os cenários. O primeiro envolve o atual governador concorrendo com Tasso Jereissati (PSDB), com 22,5%; Domingos Filho (Pros), com 4,2%; e Anna Karina, com 1,8%. No segundo cenário, o advogado Domingos Filho é substituído por Donizete Arruda, que alcançou 3,7% das intenções de voto.  

Já em relação à avaliação do governo atual de Camilo Santana, 72,1% dos eleitores aprovam a gestão, 22,6% desaprova e 5,3% não sabe ou não quis opinar.

 

PUBLICIDADE