HOME Notícias
Bares e restaurantes entram na justiça por reparação de prejuízos causados pelos lockdowns

Um dos setores mais prejudicados pelas restrições, um levantamento da Abrasel Nacional indica que mais de 300 mil estabelecimentos foram fechados no Brasil devido à pandemia

Foto: Divulgação

Bares e restaurantes a nível nacional, por meio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estão indo à Justiça para pedir reparações financeiras aos negócios do setor causados pelos lockdowns e restrições impostas por estados e municípios para conter a pandemia. 

Um dos setores mais prejudicados pelas restrições, um levantamento da Abrasel Nacional indica que mais de 300 mil estabelecimentos foram fechados no Brasil devido à pandemia e que 72% dos que seguem abertos estão em prejuízo. 

A Abrasel moveu ações em todos os estados do Brasil e em mais 270 municípios, inclusive Ceará e Fortaleza, exigindo uma reparação financeira. 

“Enquanto houve setores que ganharam com a crise, fomos um dos mais prejudicados pelas medidas restritivas impostas. Não estamos discutindo o mérito dessas iniciativas – se foram lícitas ou não – nem mesmo associando as ações na Justiça a qualquer prefeito ou governador em específico, nem à qualidade de suas decisões. Temos clareza de que as perdas provocadas no setor foram resultantes de atos do executivo municipal e estadual, portanto, cabe a estes a responsabilidade pela reparação” afirma o presidente da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, em nota enviada para a imprensa. 

Segundo a Abrasel, caso a causa seja ganha, o próximo passo será estimular os estabelecimentos a entrarem com ações individuais apresentando cálculos das perdas para pedir reparações proporcionais.

A Frisson entrou em contanto com a Casa Civil do Governo do Estado e, até a publicação dessa matéria, aguardava um posicionamento. 

Auxílios do Governo

O Governo do Estado anunciou no mês de março uma série de medidas para tentar ajudar o setor no Ceará. Entretanto, bares e restaurantes indicaram, em maio, que mesmo dois meses após o anúncio, algumas medidas ainda não haviam sido aplicadas. No caso do pagamento de contas de luz atrasadas, em maio diversos restaurantes formalizaram reclamações junto a Abrasel indicando que o Governo ainda não havia formalizado o pagamento junto a Enel, de forma que diversos bares e restaurantes receberam ameaças de cortes de luz.  

PUBLICIDADE