HOME Notícias
Pontos de Beberibe enfrentam erosão e passam por obras; SOP assume autoria de obras

Com um cratera formada ao lado do mirante, o local vem registrando deslizamentos de terra e, devido a situação, passa por obras desde o último 26 de março

Atualizada às 14h25min

Foto: Divulgação/Prefeitura de Beberibe

O mirante e o Centro Municipal de Artesanato na Praia de Morro Branco, ambos no município de Beberibe, estão enfrentando problemas de erosão e de danificação da estrutura devido às grandes chuvas no local. Com um cratera formada ao lado do mirante, o local vem registrando deslizamentos de terra e, devido a situação, passa por obras desde o último 26 de março.

Entretanto, nem a Prefeitura de Beberibe nem a Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP) assumem responsabilidade pela obra no local. Dessa forma, não foi possível fazer um levantamento do orçamento da obra, das empresas contratadas pela licitação ou da previsão de término dos reparos. 

Em vídeo divulgado pela Prefeitura de Beberibe, a prefeita Michele Queiroz (PL) aparece junto ao secretário da SOP, Quintino Vieira. No vídeo do encontro, realizado no último 4 de maio, o secretário indica a parceria entre a Prefeitura e a Superintendência.

“A prefeita sensibilizou o Governo do Estado do Ceará junto com o governador Camilo Santana e nos pediu que ajudasse o município em razão das grandes chuvas em um período pequeno. (...) A gente quer deixar tranquilo, tanto a prefeita quanto o município, que o serviço vai dar continuidade e nós vamos sair daquele local quando o serviço estiver todo executado”, indica o secretário, em vídeo. 

Em nota enviada pela comunicação da Prefeitura de Beberibe na manhã desta terça-feira, 11, o município reforça que a responsabilidade é da Superintendência e indica que já havia sido realizado um serviço de recomposição do aterro no Centro de Artesanato, mas que havia sido de caráter emergencial e que, devido a erosão do Mirante, ainda não é possível realizar os reparos na estrutura física. 

“No Mirante, já havia sido realizada a etapa de enrocamento de pedras, estrutura utilizada para garantir a sustentação de máquinas e dos operários que estavam trabalhando na construção do muro de contenção às margens da barreira, também já haviam sido colocadas manilhas para o novo sistema de drenagem pluvial. As obras são de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP)”, indica o texto da Prefeitura.

A Frisson pediu à assessoria da SOP uma nota sobre a autoria das obras, mas recebeu a resposta de que a Superintendência não envia notas desse tipo. 

ATUALIZAÇÃO:

A Superintendência de Obras Públicas (SOP), após ter indicado que não era responsável pelas obras, enviou uma mensagem à Frisson corrigindo a informação. "A Superintendência de Obras Públicas (SOP) informa que está com equipe trabalhando nas obras de contenção no mirante da Praia de Morro Branco. A previsão é que os serviços sejam finalizados em três semanas". Entretanto, a SOP não indicou o valor da obra e da empresa contratada, mesmo após ser questionada.

Confira a nota da Prefeitura de Beberibe na íntegra:

NOTA À IMPRENSA 

Assunto: obras de contenção em erosão na praia de Morro Branco 

A Prefeitura de Beberibe esclarece que as obras de contenção da cratera no mirante da Praia de Morro Branco, que atingiu parte da estrutura física do Centro Municipal de Artesanato, iniciaram em 26 de março, um dia após à abertura causada pelas fortes chuvas que caíram na região. Na madrugada em que ocorreu o agravamento da erosão, em março, Beberibe registrou a maior chuva do Ceará, 127,2 mm. 

No Centro Municipal de Artesanato foi feito um serviço emergencial de recomposição de aterro, causado pelas águas da chuva, na parte inferior do local que permanece isolado. Neste momento, por conta da erosão no Mirante, que fica do lado do Centro de Artesanto, ainda não é possível fazer reparos na estrutura física. 

No Mirante, já havia sido realizada a etapa de enrocamento de pedras, estrutura utilizada para garantir a sustentação de máquinas e dos operários que estavam trabalhando na construção do muro de contenção às margens da barreira, também já haviam sido colocadas manilhas para o novo sistema de drenagem pluvial. As obras são de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará ( SOP). 

A erosão, localizada em uma região de falésias, aumenta de forma gradativa a cada chuva que cai na região, mesmo com a obra em andamento, de forma emergencial foram colocadas lonas nas extremidades do buraco para conter o processo de erosão. 

Na manhã de terça-feira (04), a prefeita Michele Queiroz esteve reunida na Sede da SOP, em Fortaleza, com o secretário Quintino Vieira buscando ações urgentes para reparar os estragos causados na obra por conta da forte chuva que caiu na última madrugada de segunda para terça-feira. 

No encontro, o secretário garantiu que, mesmo com as chuvas que atrapalham o andamento da obra, o trabalho vai continuar e que o mais rápido possível serão feitas intervenções para desviar o curso das águas pluviais, diminuindo o volume que chega até o local da erosão, região mais baixa da Avenida Luís Gama, como estratégia para conter o processo natural de erosão. 

Beberibe, 11 de maio de 2021.
Coordenadoria de Comunicação

Chuvas em Beberibe 

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), Beberibe foi o município do Ceará que mais registrou precipitação entre o 24 e o 25 de março, com 127,2 mm de chuva. 

Já no dia 4 de maio, quando houve novos deslizamentos e danificações na estrutura do Centro de Artesanato, o município registrou até 82.4 mm de precipitação, a segunda maior do Estado.

 

PUBLICIDADE