HOME Notícias
Para conter avanço da Covid-19, Santa Quitéria também anuncia lockdown

O prefeito garantiu que a medida, que começa a vigorar já nesta quinta-feira, dia 25, e segue até o próximo dia 4 de março


Foto: Reprodução Vídeo

Após o anúncio de lockdown da Prefeitura de Mombaça, no interior do Ceará, o prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barroso, também decretou a paralisação das atividades não essenciais por sete dias. A declaração se deu, na noite desta quarta-feira, dia 24, em transmissão nas redes sociais da Prefeitura do município, com a presença da vice-prefeita Lígia Protásio e do secretário de Saúde, Adeilton Mendonça.

O prefeito garantiu que a medida, que começa a vigorar já nesta quinta-feira, dia 25, e segue até o próximo dia 4 de março, visa conter a multiplicação de casos da Covid-19. “Eu acho que essa é a única saída para podermos frear a contaminação por Covid: decretando lockdown”, explicou ele. Segundo o prefeito, há a possibilidade de prorrogação das medidas, caso a doença continue fora de controle no município.

Até a tarde da quarta-feira, 24, a cidade havia acumulado 2.312 pacientes com coronavírus e 23 óbitos pela doença. As informações são da plataforma IntegraSUS. Na manhã desta quinta-feira, 25, a plataforma estava sendo atualizada. O município estava classificado como "risco altíssimo" em relação à Covid. 

No novo decreto, ficam suspensos para serviço presencial: 

- Bares, restaurantes e lanchonetes
- Templos e igrejas
- Academias
 Lojas
- Centros comerciais 
- Indústrias

Restaurantes, lanchonetes, lojas e outros estabelecimentos comerciais podem funcionar por serviço de entrega. Os postos de combustíveis funcionarão apenas de segunda a sábado, das 7 às 19 horas. No caso dos supermercados, a entrada deverá ser limitada em apenas cinco clientes por vez, enquanto nas farmácias e locais com serviço de saúde a entrada é restrita a quatro pessoas.

Funcionam normalmente:

- Consultórios médicos e odontológicos, em serviço de emergência
- Clínica de fisioterapia
- Distribuidora e revendedora de água e gás
- Serviço de comunicação e provedores de internet
- Funerárias
- Bancos
- Lotérica
- Padarias
- Enel
- Cagece
- Clínicas veterinárias
- Pet shops

O descumprimento das medidas poderá acarretar em multa e interdição.

PUBLICIDADE