HOME Notícias
Diante do aumento de casos da Covid-19, rede de saúde pública e privada anunciam novos leitos e UTIs

A taxa de ocupação dos leitos para UTI no Estado segue em 87,19%, número que vem preocupando as autoridades

Foto: Divulgação

Com o aumento do número de atendimentos relacionados ao novo coronavírus, tanto a rede pública quanto a rede privada de saúde vêm tomando medidas para combater à Covid-19. Na manhã desta terça-feira, 16, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que o Hospital Leonardo da Vinci, exclusivo para o tratamento da Covid-19, abriu 33 novos leitos de UTI e 85 de enfermaria. 

Em publicação nas redes sociais, o governador ainda reafirmou um compromisso realizado na manhã desta segunda, 15, com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, sobre a chegada de um novo lote de CoronaVac para o início da próxima semana. 

“Continuamos ampliando esses leitos em todo o estado, em virtude do preocupante aumento de casos. No total, a rede estadual de saúde deve chegar a 703 leitos de UTI para Covid até o fim deste mês”, indicou o governador, no post. “Temos feito todos os esforços possíveis para proteger e acolher os irmãos e irmãs cearenses, e para superar mais este momento difícil da pandemia. Até que a vacina chegue a todos, só há uma forma de frear esse rápido aumento de casos: a prevenção”.

Já na tarde desta segunda-feira, 15, a Unimed Fortaleza anunciou que irá reativar o hospital de campanhas especificamente para pacientes da doença. A medida já estava prevista, mas foi antecipada devido ao alto número de internações que vem acontecendo no hospital. 

Segundo dados do hospital, as internações cresceram 69% de 1º de fevereiro até esta segunda, 15, aumentando de 221 pacientes a 373, respectivamente. Já em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o aumento foi de 99%, de 76 a 151 pacientes nos hospitais da rede. 

O hospital de campanha ficará localizado no estacionamento do Hospital da Unimed e terá quatro alas com 45 leitos de internação. A previsão é que o hospital comece a funcionar entre 10 e 15 dias. A montagem se inicia nesta terça, 16. 

Também para o combate à doença, a Unimed indicou que irá realizar contratações temporárias para atender à demanda. A rede irá abrir, ainda nesta terça, 17, 157 vagas para técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de transporte. As novas contratações irão atuar no hospital de campanha e nas enfermarias do Hospital Unimed. 

Segundo a diretora geral do Hospital, Dra. Fernanda Colares, o hospital de campanha irá se concentrar na internação de pacientes com média complexidade, que não precisam de cuidados da Terapia Intensiva. “No ano passado, internávamos pacientes de baixa, média e alta complexidade. Agora, devido aos aprendizados do tratamento ao longo do último ano, só estamos internando pacientes com média e alta complexidade”, reforça. 

Coronavírus no Ceará

A taxa de ocupação dos leitos para UTI no Estado segue em 87,19%, número que vem preocupando as autoridades. Segundo publicação do governador, a proposta é conseguir apoio do Ministério da Saúde para a abertura de novos leitos. 

Na manhã desta terça-feira, 16, não havia nenhuma cidade no Ceará com risco “baixo” do novo coronavírus, de acordo com a classificação da Secretaria da Saúde (Sesa) e com dados do IntegraSUS. Todos os municípios estavam de risco “moderado” a “altíssimo” - classificação aplicada na Capital.

 

PUBLICIDADE