HOME Notícias
Prefeitura de Fortaleza disponibiliza o aplicativo “Xô Mosquito!”

É mais uma ferramenta para o combate ao Aedes aegypti

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza decidiu reforçar o combate e a prevenção aos focos do Aedes Aegypti, nesse início de mais uma quadra chuvosa, e  está disponibilizando o aplicativo “Xô, Mosquito!”. O mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com essa ferramenta, o governo municipal objetiva aproximar o cidadão dos agentes de endemias e ter maior eficiência na solução de denúncias e  solicitações da população. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias de Fortaleza, Carlos Alberto dos Santos Barbosa:  “As pessoas ligam denunciando focos nas casas de vizinhos ou em terrenos, por exemplo. Com o aplicativo, rapidamente encaminhamos um agente de endemias para o local. Além disso, a ferramenta também orienta e tira dúvidas, além de reduzir os processos físicos e a circulação de pessoas”.

O coordenador destacou também que o uso do aplicativo se torna importante durante o atual período de pandemia da Covid-19. “É uma tecnologia valiosa se for bem utilizada. É um canal de comunicação, ainda mais nesse momento tão complicado no qual as pessoas acabam se esquecendo da dengue por causa da pandemia”, disse ele.

O aplicativo "Xô, Mosquito!" está disponível para download gratuito nas lojas virtuais Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

Aplicativo

Segundo a Secretaria Municipal de Saude de Fortaleza, o aplicativo “Xô, Mosquito!” foi desenvolvido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e reúne informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as formas de prevenção e propõe um checklist de medidas preventivas, que auxilia os interessados a estabelecer uma rotina semanal de verificação dos focos do mosquito em casa.

Todos esses acompanhamentos dão origem a relatórios que são encaminhados à Covis, ajudando a Secretaria Municipal de Saúde a verificar o grau de engajamento da população no combate ao vetor e na prevenção das doenças.

Outra funcionalidade é a consulta do número de casos notificados por bairro, tendo informações sempre atualizadas, obtidas diretamente do Sistema de Monitoramento Diário de Agravos (SIMDA).

O aplicativo traz, ainda, a versão digital de uma tabela (“Foco no Foco”) que os agentes de saúde utilizam nas visitas domiciliares de combate aos focos do mosquito, permitindo o envio de e-mail para a Vigilância em Saúde com sugestões, reclamações, elogios e outros assuntos.

PUBLICIDADE