HOME Notícias
Devido a aumento de número de casos, Governo estuda expandir leitos da Covid-19

Segundo publicação feita pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), as decisões serão discutidas na reunião do Comitê do Coronavírus, antecipada para estar quinta-feira, 21

Foto: Reprodução

Com um aumento na curva de casos da Covid-19, o Governo do Estado estuda a aplicação de novas medidas contra a disseminação do coronavírus. Entre as possíveis mudanças, está o aumento no número de leitos para a Covid-19 no Ceará. 

Segundo publicação feita pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), as decisões serão discutidas na reunião do Comitê do Coronavírus, antecipada para estar quinta-feira, 21. Também será deliberado um novo decreto estadual. 

Apesar da vacinação, que começou já na última segunda-feira, 18, no Ceará e já alcançou pelo menos 21 municípios, a preocupação é pelo número de pessoas que não estará imunizada devido à falta de previsão do Ministério da Saúde por mais lotes da vacina. Ainda sem aprovação da Anvisa para fabricar a vacina no País - pois a aprovação do último domingo, 17, diz respeito à distribuição dos imunizantes comprados - o Instituto Butantan ainda não sabe quando poderá produzir novas doses para o País. 

“Reunião desde o começo da manhã com nossa equipe da Saúde e com o prefeito Sarto avaliando o aumento dos números da Covid nos últimos dias, o que tem nos causado muita preocupação. Diante dos indicadores, estamos antecipando a reunião do Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual para amanhã de manhã, quando discutiremos a implantação de novas medidas”, publicou Camilo, em sua conta de Instagram. O governador se encontrou com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), com o secretário da saúde do Estado, Dr. Cabeto, e com outros nomes do executivo estadual e municipal. 

“Mesmo com o início da vacinação, sem a previsão do Ministério para os próximos lotes, esse processo deve se estender pelos próximos meses. Portanto, muita gente ainda continuará sem imunização por um certo período, o que nos deixa em alerta para uma possível continuidade do aumento de casos e da pressão assistencial. Continuaremos agindo com todo o rigor e responsabilidade com o objetivo prioritário de salvar vidas”, ressaltou o governador. 

Vacinação no Estado

Segundo vídeo publicado pelo secretário da saúde do Estado, Dr. Cabeto, todos os 184 municípios cearenses já receberam suas doses da vacina. A distribuição das 218 mil doses da CoronaVac começou ainda na segunda-feira, indo primeiro a 21 municípios distribuidores, para depois serem encaminhadas a seus respectivos destinos pelo Estado. 

No vídeo, enviado para a imprensa, Cabeto alerta sobre a necessidade de manter os cuidados, mesmo com a chegada da vacina, visto que as doses recebidas irão imunizar somente 34% da primeira fase do Grupo Prioritário do Plano de Imunização.  

“A pandemia não acabou. Embora a vacina seja uma ótima notícia, é muito importante o uso da máscara, o isolamento. Estamos vendo o aumento da contaminação da população jovem, o que mostra que essas pessoas não estão se prevenindo. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 742 pessoas receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, em Fortaleza, na terça-feira, 19. Deste número, foram 481 profissionais de saúde ativos, todos atuando na linha de frente contra a Covid, 173 idosos acima de 60 anos, residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), e 88 profissionais que atuam nestas instituições. 

 

PUBLICIDADE