HOME Notícias
Lote com 218 mil doses de vacinas CoronaVac chega ao Ceará

A informação é que a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51 anos, será a primeira cearense a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará

Foto: Lino Vieira

O primeiro lote contendo 218 mil doses da vacina CoronaVac chegou nesta tarde, às 17h50min, no Ceará, no Terminal de Aviação Geral do Aeroporto Antigo de Fortaleza. A carga foi recebida pelo governador do Estado Camilo Santana (PT). No local, também estava presente a vice-governadora, Izolda Cela, do, prefeito José Sarto e do secretário da Saúde, Dr. Cabeto. Antes previsto para chegar às 14 horas, o voo sofreu atraso por conta de uma escala em Goiânia e Teresina.

"Nesse primeiro lote, recebemos 218 mil doses da vacina. Agora as aeronaves irão para aeroportos regionais. O fato é que queremos que a vacina chegue ainda hoje nos municípios cearenses", disse Camilo, na coletiva. 

Já de acordo com o plano Municipal de Vacinação, Fortaleza receberá 80 mil doses da vacina. A previsão é vacinar 40 mil pessoas em sete dias.

Na sequência, Camilo irá acompanhar a aplicação da primeira vacina do estado no Hospital Estadual Leonardo da Vinci. A informação é que a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51 anos, será a primeira cearense a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará. Além dela, serão vacinados funcionários do Hospital: 

2. Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56 anos, serviços gerais 

3. Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos, médico intensivista 

4. Cristine Aparecida da Cunha, 39 anos, fisioterapeuta

5. Regiane Sousa Torres, 34 anos, enfermeira

Segundo informações da Secretaria de Saúde, as doses que serão destinadas ao interior serão embarcadas via aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Primeiramente, as vacinas irão para 20 municípios. São eles: Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

Fases de vacinação

A primeira fase de vacinação no Ceará é formada por profissionais ativos da saúde, idosos com 75 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais que vivem em asilos e população indígena. A segunda fase, por idosos de 60 a 74 anos. Já a terceira engloba pessoas com comorbidades, (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares).

 

 

PUBLICIDADE