HOME Notícias
Lote da CoronaVac deve suprir 34% da primeira fase no Ceará; profissionais de saúde serão prioridade

No total, 109 mil cearenses deverão tomar as duas doses com essa primeira remessa

Foto: Divulgação 

Com a chegada das 220 mil doses da CoronaVac no Ceará ainda nesta segunda-feira, 18, a perspectiva é que cerca de 34% da meta da primeira fase do Ceará seja vacinada. A fase inclui profissionais ativos da saúde, entre equipes de unidade hospitalares da Covid, enfermarias e UTIs, Transportes pré-hospitalares (Samu), Upas, laboratórios de biologia molecular, entre outros profissionais. Também integram a lista idosos institucionalizados. No total, 109 mil cearenses deverão tomar as duas doses com essa primeira remessa. 

Segundo Sayonara Moura Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), idosos acima de 75 anos, que também fazem parte da primeira fase, terão de esperar a chegada de novas doses da vacina. “O que o Butantan diz é que agora ele tem condição de fazer um milhão de doses por dia. Estamos com uma reunião hoje com o Ministério da Saúde e acredito que teremos mais orientação sobre isso”, indica Sayonara. 

Todo o Estado deverá iniciar a vacinação até esta quarta-feira, 20, data inicialmente prevista para o começo da campanha. A distribuição ocorrerá por vias terrestres e aéreas. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, as doses destinadas ao interior serão embarcadas via aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Primeiramente, as vacinas irão para 20 municípios. São eles: Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

 

 

PUBLICIDADE