HOME Notícias
Prefeitura entrega Medalha Iracema 2020 em solenidade

Na ocasião, foram homenageados o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira

Foto: Rodrigo Carvalho/Divulgação

A prefeitura de Fortaleza realizou solenidade nesta terça-feira, 22, para entregar as medalhas Iracema, a maior comenda do poder executivo municipal. Na ocasião, foram homenageados o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira. A iniciativa ainda segue com as ações de celebração dos 294 da Cidade.

A entrega foi feita pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), no Paço Municipal. O reconhecimento tem como objetivo condecorar profissionais que tiveram destaques em suas respectivas áreas de atuação. “A medalha sintetiza isso: a contribuição histórica e presente de pessoas que possam servir de inspiração, de forma que muitos outros enxerguem nessas trajetórias exemplos a serem seguidos pelo fortalezenses”, disse o prefeito na solenidade, de acordo com nota enviada para a imprensa. 

O humorista Tom Cavalcante, primeiro a receber a homenagem, teve reconhecimento  por exportar a marca cearense pra o País. O ator participou recentemente do filme “Os Parças” (2019) e segue como protagonista da sitcom “Dra. Darci” (2018-presente). 

Já o empresário Júlio Ventura Neto, segundo suplente no cargo de Senador pelo Estado do Ceará, foi o segundo a receber a medalha. Segundo o prefeito, Ventura lidera um conglomerado empresarial e possui 40 concessionárias e 9 marcas automobilísticas nacionais e internacionais.

Já o diretor, produtor e roteirista Wolney Mattos Oliveira, é presidente do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - que teve sua 30° edição em 2020. O cineasta recebeu a homenagem principalmente por construir uma relevância cinematográfica no próprio Ceará, criando pontes entre o audiovisual do Estado e o País e sempre lutando pelos direitos à cultura. 

Por fim, o engenheiro e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Walter de Santana, recebeu a medalha por ser “uma referência”  para outros agentes da vida pública ou de função administrativa e por sua atuação em defesa da justiça e da igualdade.

 

PUBLICIDADE