HOME Notícias
Ceará é destaque em ranking internacional da transparência


Foto: Divulgação

O estado do Ceará atingiu nota 100 em transparência nas ações e nos gastos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, segundo o ranking Transparência Internacional. “Uma das coisas que eu sempre coloquei como prioridade e sempre foi a minha determinação é a transparência com os números e com os gastos. Estão no IntegraSUS os gastos com pessoal, com equipamentos de Proteção Individual, respiradores, UTIs, com tudo. Nós fomos reconhecidos pela transparência internacional como o estado com nota máxima”, destacou o governador Camilo Santana, que afirmou ter recebido a informação direto do instituto que realiza a sondagem internacional, mesmo sem a divulgação oficial dos dados.

O IntegraSUS foi criado para garantir a transparência em todas as ações, especialmente neste período que exige esforço extra para minimizar os efeitos do Coronavírus. “Um dos motivos que têm nos unido muito aqui no Ceará é a articulação do diálogo, da parceria que temos tido para enfrentar essa pandemia. Todos os dados estão transparentes e à disposição de qualquer cidadão através do IntegraSUS, que é um sistema fácil e um dos mais modernos do Brasil”, reiterou o chefe do Executivo estadual.

A taxa de ocupação dos leitos também mereceu destaque. “A taxa de ocupação, por exemplo, de leitos de enfermaria é de 40.68%. A gente pode olhar (no IntegraSUS) por regiões, mostrando que há curva descendente tanto de casos como de óbitos. Porque os números nos orientam tanto na ampliação como na readequação do atendimento, da estrutura de saúde que temos garantido hoje. Continuamos ampliando leitos no interior, como em Tauá, Crateús, Iguatu, Icó, e redimensionando a rede para ampliar as outras ações na área da saúde no estado do Ceará”, explicou Camilo.

Os números positivos são reconhecidos pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto. “Estão de parabéns os profissionais e as instituições que têm sido parceiras nesse momento de enfrentamento à Covid-19 aqui no estado do Ceará”, elogiou.

PUBLICIDADE