HOME Notícias
Vacinas gratuitas na rede pública garantem prevenção de sarampo, gripe e hepatite A e B


Foto: Divulgação

Sarampo, gripe e hepatites do tipo A e B são doenças que podem ser evitadas com a constante atenção ao calendário de vacinas, que destaca as vacinas específicas destinadas a crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, de acordo com a faixa de idade. “Vacinar é preciso, pois é um ato de amor e responsabilidade. Precisamos manter o cartão de vacinação em dia. Você mantém sua família imunizada e livre das doenças imunopreveníveis. Lembre-se: vacinar é proteger”, afirmou Carmem Osterno, coordenadora Estadual de Imunização.

Todas as vacinas estão disponíveis durante todo o ano, fora do período de campanhas – a única exceção é a da gripe. A população pode ter acesso à imunização na Atenção Básica, nos postos de saúde, e no Centro de Saúde Meireles, da rede estadual. A vacinação, além de garantir a proteção individual, beneficia a saúde de toda a comunidade por alcançar um efeito protetor.

A tríplice viral, que protege contra o sarampo, é uma das vacinas mais importantes. A primeira dose deve ser tomada com um ano de vida. As coberturas vacinais estimam a proporção da população alvo vacinada e protegida para determinadas doenças. A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em 16 de abril, aconteceu em três fases. Os grupos prioritários para vacinação foram contemplados conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas