HOME Notícias
Evento na Fiec recebe comitiva de Portugal para apresentar oportunidades da economia do mar

Durante as visitas, representantes da Fiec e do governo do Estado e Federal apresentaram as oportunidades do Estado para o mercado.

Foto: Divulgação Fiec

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, recebeu na última quinta-feira e sexta-feira, 11 e 12, uma comitiva de Portugal que está no Ceará para uma missão empresarial sobre a economia do mar. Durante as visitas, representantes da Fiec e do governo do Estado e Federal apresentaram as oportunidades do Estado para o mercado.

No dia 11, a comitiva participou de um evento na sede da Fiec para uma mesa redonda, memorandos e homenagens. O momento também contou com a presença de Miguel Marques, sócio-fundador da Skipper & Wool e embaixador do evento, de Maria Dias Cavalcante, secretária executiva do Meio Ambiente do Ceará, como também outras autoridades. 

Marques destacou, em nota para a imprensa, principalmente as oportunidades do mar para a busca da autossuficiência. “O mundo está muito instável e um dos desafios da região é a autossuficiência alimentar e energética. Eu tenho certeza que o Mar vai nos ajudar a responder essa questão”.

Além da discussão, o evento se destinou às assinaturas de dois memorandos de entendimento bilaterais. O primeiro documento foi entre a Fiec e o instituto de tecnologia Inesc Tec, que objetiva desenvolver projetos voltados para a tecnologia do mar. Já o segundo foi entre a empresa portuguesa Gel Peixe Alimentos Congelados e a cearense Caix Pescados, que tem a intenção de formalizar uma parceria comercial. 

Ao fim das assinaturas, três participantes da comitiva portuguesa foram homenageados: Miguel Marques, por ser considerado Embaixador da indústria cearense na Europa; José Maria Costa, pelo seu trabalho pelo desenvolvimento da Economia Azul Luso-brasileira; e Manuel Tarré, pela parceria com a Fiec. 

Já no dia 12, a comitiva visitou o Observatório da Indústria, onde pôde ter mais informações sobre o Porto do Pecém e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). De lá, o grupo se direcionou à Compex, empresa cearense exportadora de pescados, localizada no bairro Mucuripe, em Fortaleza.

 

PUBLICIDADE