HOME Notícias
Fiec anuncia projeto e selo de sustentabilidade ESG para boas práticas de indústrias cearenses

Ligada ao compliance empresarial, a prática desafia empresas e indústrias a buscar princípios que foquem nos direitos humanos, na prática ambiental, nos direitos trabalhistas etc

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) anunciou o lançamento do núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da Federação, que acontecerá nesta terça-feira, 19. O projeto tem como objetivo proporcionar às indústrias cearenses uma avaliação e validação sobre as práticas sustentáveis, de forma a garantir um alinhamento às tendências globais de governança e responsabilidade. 

O evento contará com a presença do escritor Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil.

Nova orientação empresarial que vem se destacando nos últimos anos, o ESG vem do inglês, Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). Apesar de ter aparecido principalmente entre 2021 e 2022, o termo foi criado em 2004 em relatório feito pelo Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ligada ao compliance empresarial, a prática desafia empresas e indústrias a buscar princípios que foquem nos direitos humanos, na prática ambiental, nos direitos trabalhistas, na busca pela anticorrupção e outros ideais éticos. 

No caso do novo serviço da Fiec, a Federação usa como referência organismo internacionais, como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, o movimento brasileiro de empresas Sistema B e o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), fundada pela empresária estadunidense e referência na área, Jean Rogers. 

A proposta ainda é premiar as empresas e indústrias cearenses que se destacarem nas práticas de ESG, criando um selo de sustentabilidade e um ponto de referência. 

 

PUBLICIDADE