HOME Notícias
Observatório da Indústria promove evento sobre futuro do trabalho e educação na “década dos oceanos”

Com a previsão de programações e mudanças, é necessário a discussão sobre como essa década poderá ressignificar a educação e o trabalho

Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período entre 2021 e 2030 como a década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, proposta para incentivar atores públicos e privados e a sociedade civil para a ações que estimulem a proteção do bioma. 

Com a previsão de programações e mudanças, é necessário a discussão sobre como essa década poderá ressignificar a educação e o trabalho. Pensando em iniciar as reflexões, o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promove nesta quarta-feira, 18, o Seminário Internacional “O Futuro do Trabalho e da Educação na Década dos Oceanos”. 

O evento será transmitido no formato on-line, ocorre a partir das 14 horas e a abertura conta com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da secretária de Estado das Pescas de Portugal, Teresa Coelho; e do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

“Há muitas atividades no Ceará que estão inseridas na economia do mar, mas não se dão conta disso. São segmentos que estão ligados ao turismo, ao esporte e à pesca, por exemplo. Então, precisamos fomentar esses setores, dando assistência, capacitação e mostrando resultados”, declara Sampaio Filho, diretor de Inovação e Tecnologia da Fiec e líder do Observatório da Indústria, em nota enviada para a imprensa. 

O programa será dividido em dois painéis. O primeiro, “Cooperação e Inovação na Década dos Oceanos”, contará com a participação de Peter Heffernan, representante do projeto Mission Starfish União Europeia; Ronaldo Cristofoletti, professor do Instituto do Mar, em São Paulo; Ana Paula Rosa, integrante da Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas (OIT); e Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria. 

Já o segundo, nomeado de “Oceano Produtivo”, conta com os debatedores Roberto Gradvohl, líder do Masterplan de Economia do Mar; Raul Cruz Izquierdo, cientista chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); e Leila Andrade, do Projeto Rastum, iniciativa que busca desenvolver a rastreabilidade e sustentabilidade para a cadeia produtiva do atum, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindifrio-CE).

 

PUBLICIDADE