HOME Notícias
Projeto lança tours guiados de forma virtual e estreia viagem a Praga neste sábado

O passeio deve durar cerca de 80 minutos e é formado a partir de vídeos e fotos, além das intervenções da guia turística, a tcheca Martina Malechová

Foto: acervo pessoal

Com belas pontes, praças monumentais e grandiosos prédios que mais parecem castelos medievais, Praga é uma das cidades mais atrativas da Europa. A capital da República Tcheca é um destino muito convidativo. E, enquanto não é possível pegar o avião e conhecer um pouco do místico da Europa Oriental, o projeto Saber & Prazer, que vem realizando passeios virtuais e guiados, lança uma edição direto para Praga.

O lançamento ocorre neste sábado, 8, às 11 horas, e conta com o roteiro da guia turística Martina Malechová, residente da cidade de Karlovy Vary, cidade há pouco menos de duas horas da capital tcheca. Os ingressos estão por R$ 50 e é possível adquirir entrando em contato com os perfis de Instagram @cyn_camargo e @martina.guiaempraga ou pelo Whatsapp +420 6053 33846. 

O passeio deve durar cerca de 80 minutos e é formado a partir de vídeos e fotos, além das intervenções de Martina. O foco é a Praça da Cidade Velha, tida como o coração de Praga e parada obrigatória para turistas. Ao seu redor, se encontra uma torre gótica construída em meados de 1300 em que se estabelece a Prefeitura. Na torre, o destaque é o Relógio Astronômico, objeto construído em 1410 e que é um dos grandes chamativos do ponto. 

Ciente de que não viajar deixa uma saudade no peito, Martina ressalta que o objetivo é garantir momentos de nostalgia e prazer. “Nos tempos em que não podemos viajar, esse tipo de passeio virtual nos proporciona uma experiência rica em emoções, aprendizado, beleza e história”, indica ela, que já trabalha com roteiros turísticos há 17 anos.

Ainda, o roteiro pretende ser uma verdadeira viagem, com curiosidades e até lendas locais. “Vou apresentar a parte do centro histórico de Praga que se chama Cidade Velha, região de dez séculos de história, monumentos importantes -  igrejas, palácios... Contarei algumas lendas, curiosidades e, como o “gran finale”, apresento o famosíssimo relógio astronômico de Praga, o mais antigo do mundo que ainda funciona. Inclusive, assistiremos ao espetáculo que acontece a cada hora”. 

Nascida no País, Martina morou 16 anos em Fortaleza, mas desde 2014 que vive novamente na República Tcheca.

Saber & Prazer

Além de Praga, o projeto Saber&Prazer já ofereceu viagens virtuais a vários outros locais, das vinícolas da Toscana ao Palácio de Versalhes e Museu do Louvre. Criado pela agente de comunicação cultural Cynthia Camargo, o projeto começou em abril de 2020 com passeios pela França e, desde então, vem reunindo aspirantes e viajantes de carteirinha.  

São diversos passeios guiados que pretendem funcionar como um "respiro" em relação à realidade, promovendo momentos de delite e apreciação, principalmente nos recantos mais conhecidos da Europa. 

PUBLICIDADE