HOME Eventos
Roberto Irineu Marinho passa por transplante de fígado


Foto: Divulgação

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, se submeteu a um transplante de fígado.

A cirurgia foi anunciada pelo executivo em e-mail enviado a pessoas próximas. “Amigos,
no dia 23 de março, passei por um transplante de fígado realizado pela equipe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e que opera também no Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. Eu tinha uma cirrose hepática, não alcoólica, devido à gordura depositada no fígado e, também, ao estresse acumulado durante alguns anos. Decidi fazer o transplante com os médicos brasileiros inscritos no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que administra a doação e a alocação de órgãos neste estado. Fiquei na fila por quatro semanas esperando que meu índice MELD (no Brasil, se transplanta usando-se o critério de gravidade) subisse para me tornar o próximo candidato. Na segunda-feira, dia 23 de março, recebi um telefonema informando que tinham achado um fígado compatível e que eu era o próximo por ter cumprido todas as exigências da gravidade”, explicou.

O todo-poderoso do Grupo Globo fez questão de anunciar que está bem. “A operação foi um sucesso, apesar das dificuldades que uma operação desse porte traz. Já tive alta hospitalar, estou em plena recuperação e só posso agradecer a todos da espetacular equipe de transplantes de fígado do HC de São Paulo, liderada pelo Prof. Dr. Luiz Carneiro de Albuquerque”, concluiu.

A Frisson torce pela plena recuperação e deseja saúde ao executivo.