HOME Notícias
A importância da atividade física na gravidez, por Sasha Reeves

Sasha Reeves é fundadora da Ayo Fitness Club e da Manju Café & Plantas

Experimentar todos os processos de ser mãe é algo que traz experiências boas e também dificuldades principalmente para quem é mãe de primeira viagem. Uma pergunta que é bastante comum entre mulheres grávidas é se elas podem, ou não, praticar atividade física durante a gravidez. Importante frisar então que não apenas é permitido, como também recomendado, mas seguindo os devidos cuidados e orientações feitas pelos médicos e pelos profissionais de educação físico que tem me acompanhado durante todo esse processo. Nesse artigo, pontuarei um pouco da minha experiência e como tem sido grandioso para a minha saúde física e mental investir na atividade física durante esse período.

Cada gestação tem as suas próprias características e limitações. O médico pode pontuar quais são os tipos de exercícios permitidos. No meu caso, tem sido interessante praticar exercícios que fortaleçam o assoalho pélvico, proporcionando, assim, a estruturação do corpo para o crescimento uterino.  Além disso, caminhadas, corridas, pedaladas e até mesmo musculação tem ajudado a fortalecer a minha musculatura, auxiliando na sustentação do corpo corrigindo a postura e reduz as dores nas costas.

Outras duas atividades que tem sido muito importante para esse período não apenas para a estrutura física, mas também para o desestressar e proporcionar bem-estar na saúde mental é o pilates, a dança e a yoga. Falando sobre o pilates, é importante para fortalecer os músculos do abdômen e do assoalho pélvico, promovendo uma melhor sustentação da barriga. Costuma ser bastante indicado pelos médicos porque não imprime sobrecarga ou impactos durante a prática. Sobre Yoga e meditação causam um enorme bem-estar e controle da ansiedade. Vale frisar que as massagens também são essenciais nesse período para ajudar na circulação e redução do inchaço nas pernas.

Com isso, pontuo que nessa fase linda e de diversos processos, estar em constante movimento também traz inúmeros benefícios e ajuda no dia a dia das mamães que estão descobrindo novos sentimentos, novas sensações e se redescobrindo. Vale ressaltar que a ajuda e o suporte de uma equipe multidisciplinar é fundamental nesse momento.

Por Sasha Reeves
@sashareeves

PUBLICIDADE