HOME Notícias
Referência no TikTok no Brasil, apresentadora Cleane Fontenele acredita na plataforma transmídia

Cleane há um ano se arriscou com a plataforma TikTok, descobrindo uma nova paixão: fazer conteúdos também para a internet

Foto: Lino Vieira

São 2,3 milhões de seguidores no TikTok, 560 mil no Kwai - e contando - , 355 mil no Instagram e um programa de televisão que completa 12 anos no ar. A influenciadora, apresentadora e fisioterapeuta Cleane Fontenele não está para brincadeira quando o assunto é produção de conteúdo.

No comando do programa “Corpo e Estilo de Vida”, no ar sempre aos sábados, na TV Cidade, Cleane há um ano se arriscou com a plataforma TikTok, descobrindo uma nova paixão: fazer conteúdos também para a internet. 

Misturando as plataformas, e investindo em uma produção transmídia, Cleane conversou com a Frisson sobre suas inspirações, próximos passos e trajetória. Confira:

Frisson: Pode nos contar sua trajetória na televisão? Como começou a apresentar?

Cleane Fontenele: Sou apaixonada pela Comunicação, amo compartilhar informações e muitas dicas para o público. Em 2009, iniciei minha jornada na TV Cearense, tive a oportunidade de conhecer Alessandra Pires, que na época apresentava um programa e me convidou para fazer parte do mesmo dando dicas de saúde, já que eu estava me formando em Fisioterapia. De cara fiquei encantada e percebi que dava para conciliar minha profissão: ser fisioterapeuta e comunicadora e, desde lá, venho conquistando meu espaço no meio televisivo. São 12 anos que apresento o programa “Corpo e Estilo de Vida”, idealizado por mim e que ganhou um destaque maior ainda depois da chegada do meu irmão José Fontenele, que apresenta o programa junto comigo, e depois que firmamos parceria com o Grupo Cidade De Comunicação há 5 anos. Só gratidão.

Frisson: Além de questões de saúde e bem estar, que outras áreas gostaria de experimentar na televisão?

Cleane Fontenele: Adoro inovar, todos os dias busco ampliar meus conhecimentos. Nesses anos todos de TV, conseguimos ampliar os quadros do programa “Corpo e Estilo de Vida”. Além de saúde e beleza, hoje temos moda, arquitetura e decoração, gastronomia, entretenimento e também o nosso quadro social, sempre ajudando e transformando vidas... Ou seja, me sinto realizada circulando em todas essas áreas com conteúdos diferenciados para o público. E a novidade é conseguinte. Eu e José, meu irmão, sempre buscamos unir e crescer tanto no meio televisivo e nas mídias sociais, fortalecendo um ao outro. Vem dando muito certo, graças a Deus. 

Frisson: Você possui mais de 2,3 milhões de seguidores no Tiktok. Quando e como descobriu a plataforma e a que deve o seu sucesso?

Cleane Fontenele: No Início do ano passado, exatamente em abril de 2020, baixei o aplicativo TikToK e comecei a gravar vídeos, já que eu estava com mais tempo em casa devido à pandemia. Recebi um convite para fazer um curso on-line com mentores capacitados ensinando a crescer nas mídias sociais, principalmente no TikToK, e aproveitei a oportunidade e fiz. Amei o curso e, de lá pra cá, não parei de me aperfeiçoar no mercado digital em todas as plataformas (TikTok, Kwai, Youtube e Instagram). Tenho orgulho de ter me tornado referência no Brasil como criadora de conteúdo, com muitas dicas. As pessoas adoram e isso me estimula a todos os dias trazer mais e mais informações legais e relevantes para o público brasileiro. O melhor de tudo é que fui de aluna da mentoria a me tornar mentora. Ajudo pessoas a crescerem nas mídias sociais com a Escola dos Influenciadores. Sou uma das fundadoras, juntamente com o Hud Sousa, brasileiro que mora no Canadá. Foi meu mentor e hoje somos parceiros dessa empresa que capacita milhares de pessoas no Brasil e no mundo. 

Frisson: Qual foi sua reação quando percebeu que estava crescendo? Lembra de seu primeiro viral na plataforma?

Cleane Fontenele: Quando gravei meu primeiro vídeo viral que atingiu 5 milhões de visualizações, fiquei tão feliz. Nunca imaginei... Comecei a ganhar muitos seguidores, muitos mesmo, e em um ano de TikToK, estou com 2.3 Milhões de seguidores e com muitos vídeos virais. Tenho muitos vídeos com mais de 10 milhões de visualizações. Quando eu vi que um vídeo bateu 18 milhões, e eu fiquei no #Top 1 2 3 nas #Dicas em alta, fiquei maravilhada. Acredito que seja só o começo de muitas coisas boas que virão, porque hoje tenho todas as minhas plataformas, graças a Deus, fortalecidas e com transmídia. Todas vão crescendo juntas. Muito feliz e grata a Deus por tudo!!! 

Frisson: Os tutoriais e as dicas viraram seu carro chefe. Mas que outras trends da rede sociais você também experimenta?

Cleane Fontenele: Consigo através das oportunidades que surgem desenvolver muitos trabalhos, vídeos de danças, curiosidades, gastronomia, comédia, mágica, tudo se torna “Dica”. A forma que conduzo na edição do vídeo é o universo que amo, sempre indicando algo. Tenho orgulho de ser Rainhas das Dicas no Brasil e ser reconhecida pelas plataformas digitais. Faço parte do time de Influenciadores Criadores de conteúdo do TikToK no Brasil. Sou Embaixadora do Kwai no Brasil e tenho o reconhecimento das maiores agências nacionais, que sempre trazem trabalhos maravilhosos para eu divulgar, as maiores empresas do mundo... Sou Influencer da RZ Influencer de São Paulo e da Fusion Influencer que são responsáveis pelos maiores Influencers do Brasil. 

Frisson: Onde você busca inspiração para seus vídeos?

Cleane Fontenele: O segredo é buscar conteúdos fáceis e interessantes. Tudo que faço eu me pergunto, me colocando do lado do seguidor: eu gostaria de assistir a esse vídeo? Busco referências internacionais, a grande maioria com validação da audiência no YouTube, e aprimoro com a minha criatividade, meu jeito de ser... 

Frisson: E agora no Kawai, acredita que a rede será tão grande quanto o Tiktok? E como está sendo o seu crescimento lá?

Cleane Fontenele: Quase um ano que sou embaixadora do Kwai no Brasil. Nossa, o Kwai chegou com tudo no mundo, está ganhando e conquistando o mercado, com campanhas maravilhosas de adesão a baixar o aplicativo. Lá eu estou com quase 600mil seguidores e muito feliz. Acredito sim que o Kwai já está se tornando gigante igual ao TikToK. Amoooo as duas plataformas. 

Frisson: A vida na televisão é uma vida ocupada. Como consegue tempo para gravar seus vídeos?

Cleane Fontenele: Se minha vida já era corrida, imagina agora. Acredito que com organização, um bom cronograma seguido, tudo dará certo. É o que eu tento seguir ao máximo e cumprir, e graças a Deus está dando certo. Com o apoio dos meus familiares, tudo vai fluindo. 

Frisson: Acredita que o Tiktok te ajuda a se comunicar com uma nova geração que não assiste televisão?

Cleane Fontenele: Sim, muito! O público que não sabia que eu apresentava um programa de TV passou a conhecer e assistir, e também os telespectadores que ainda não tinham TikToK, de tanto eu falar na TV, passaram a me seguir também. Ou seja, a transmídia é importante no meio que vivemos. 

Frisson: Como você mistura todas as suas experiências, entre o Tiktok, a fisioterapia e a televisão?

Cleane Fontenele: Amo circular no meu universo e unir todos eles. Ser fisioterapeuta, apresentadora e influencer e isso foi algo que facilitou sim a forma como conduzo todas as informações que compartilho. Foi algo maravilhoso e as pessoas aceitaram muito bem e sempre me perguntam como eu consigo conciliar tudo.... Me viro nos 30 (risos), vem dando certo! 

Frisson: Qual a sua perspectiva com a plataforma? Acha que deve durar tanto quanto o Instagram, por exemplo?

Cleane Fontenele: TikToK veio para ficar, não é à toa que o Instagram teve que se reinventar e lançar o Reels, que fortaleceu muito a plataforma e de forma orgânica deu voz aos criadores de conteúdo (influencers). A entrega do conteúdo para os seguidores é maior e, consequentemente, o número de seguidores também aumenta, porque gostam do seu conteúdo e passam a lhe seguir de forma espontânea... Ou seja, a entrega do Reels é maravilhosa. Minha meta é bater 1 milhão de seguidores [no Instagram] esse ano no Instagram também. 

Frisson: Qual seu objetivo como influenciadora?

Cleane Fontenele: Conquistar o Brasil e o mundo ainda mais com o meu conteúdo diferenciado e com a minha forma de conduzir e repassar o que eu aprendo todos os dias de forma fácil e entendível. Sempre Deus no comando abrindo portas. Avante!

 

PUBLICIDADE