HOME Notícias
Em homenagem aos 75 anos de Belchior, Dragão do Mar promove tributo virtual nesta terça

O evento, que terá duração de 15 minutos, será transmitido no canal de Youtube da instituição a partir das 19 horas

Foto: Divulgação

As palavras do cantor cearense Belchior foram eternizadas em canções renomadas, muitas vezes cantadas nas vozes de outros artistas, como Elis Regina, Elba Ramalho e a banda Engenheiros do Hawaii. O cantor faleceu em 2017, após uma vida de muita intensidade e paixão, e sua marca ainda está longe de ser esquecida. 

Belchior completaria 75 anos nesta terça-feira, 26, se estivesse vivo. Em homenagem a essa data, o Dragão do Mar promove o “Além do Piano - Especial Belchior”, um tributo virtual para o “rapaz latino-americano”, comandado pelo pianista Anderson Freitas, que promete interpretar clássicos do cearense, na voz e no piano.

O evento, que terá duração de 15 minutos, será transmitido no canal de Youtube da instituição a partir das 19 horas e integra o projeto “Arte em Rede”, iniciativa da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). A apresentação também inclui imagens e fonogramas do cantor. 

Fã do artista, Anderson indica que Belchior é uma figura atemporal. Excêntrico, Belchior também ficou conhecido por “desaparecer” da vida pública. “Mesmo com toda aquela mística de artista que ele tinha, de sumir e reaparecer do nada, seu discurso é muito claro e se encaixa em muitos contextos. Dificilmente alguém vai dizer que não se identifica com nenhuma música do Belchior, porque sua obra era puro diálogo, cheia de referências e plural”, destaca Anderson, que participou da banda Bel Trovador, também em homenagem ao artista.  

Animado com o momento, Anderson, que também é pesquisador e educador musical, também destaca a poesia, a intensidade e a paixão de Belchior, que foi representada em suas músicas com muita simplicidade e sotisficação. 

“Quando me perguntam porque Belchior é relevante para a música brasileira e porque devemos celebrá-lo, a resposta é simples: O Belchior é a personificação de todos os Brasileiros. Ele foi lá, com sua poesia e musicalidade falar sobre todos nós de um jeito meio ‘cult’, mas que curiosamente todos entendem, respeitam e admiram. Para mim, estudar e escutar a obra do Bel é o mesmo que ler e ouvir a nossa própria história”.

Serviço: 

“Além do Piano - Especial Belchior”, com Anderson Freitas

Quando: terça-feira, 26, 19 horas

Onde: no canal de Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

 

PUBLICIDADE